No Mês passado Novembro 2017 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 44 1 2 3 4 5
week 45 6 7 8 9 10 11 12
week 46 13 14 15 16 17 18 19
week 47 20 21 22 23 24 25 26
week 48 27 28 29 30
Newsletter


A COCARIA, IPSS sediada em Rio de Moinhos, está a comemorar 19 anos de existência.

Esta instituição tem um papel fundamental no acolhimento, tratamento e acompanhamento dos mais idosos prestando um serviço de excelência.
O programa das festividades tem o seu ponto alto na noite desta sexta-feira, 11 de setembro com um final de tarde e noite de muita animação. Esta grande tarde/noite cultural tem o seu início pelas 19h30 com a atuação dos seguintes grupos: - Grupo Coral Rosas de Abril de Rio de Moinhos; - Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel; - Grupo Coral “Os Boinas” de Ferreira Alentejo; - Grupo Coral e Instrumental “Maravilhas do Alentejo; - Grupo Coral e Instrumental “Ventos Alentejanos”, terminando com a festa da Sangria a partir das 22h30 com um baile animado por Ricardo Glória, sendo que todo este programa tem entradas livres. Haverá também um porco no espeto à disposição de todos os presentes.

A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos deseja à COCARIA muitos e bons anos de vida, bem como a todos os que de uma forma ou de outra se têm dedicado e contribuído para tornar esta importante instituição numa referência no apoio aos mais idosos no nosso concelho.

 

    VER FOTOS >>

No âmbito de uma cooperação institucional entre a União das Freguesia de Aljustrel e Rio de Moinhos, a APE – Associação de Pessoas Especiais e o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Destacamento de Intervenção da G.N.R. de Beja e Câmara Municipal de Aljustrel, realizou-se no dia 24 de Março, na Horta das Cardosas – Corte Vicente Anes, um conjunto de atividades psicopedagógicas destinadas a alunos(as) com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Aljustrel.

Esta iniciativa foi um exemplo de excelente relacionamento institucional entre a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, Agrupamento de Escolas de Aljustrel, Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, G.N.R., APE - Associação de Pessoas Especiais e Câmara Municipal de Aljustrel.

Não queremos deixar de salientar que é de louvar a gentileza e dedicação com que toda a equipa cinotécnica interagiu com as crianças. Apresentamos então, publicamente, o nosso agradecimento à equipa do Destacamento de Intervenção da G.N.R. de Beja: Sr. Comandante - Tenente Luís Maciel, Sr. Guarda principal – António Raposo, Sr. Guarda principal – Pedro Lopes, Sr. Cabo - Rui Ramos, Sr. Cabo – Renato Sapata, bem como ao Zorba, Guida, Musty e Minie e a todos(as) os(as) colaboradores(as) das entidades envolvidas.

Continuar...

 

alt«« VER FOTOS »»

Teve lugar no passado sábado, 15 de março, "o concretizar de um sonho!...", realizou-se a inauguração da sede do núcleo "Pais-Em-Rede" de Aljustrel, que a partir de agora, funciona no antigo CAIM. Esta importantíssima e dinamizadora associação, terá com toda a certeza mais e melhores condições para desenvolver a sua ação e levar por diante o objetivo de participar ativamente na luta pela dignidade e inclusão das pessoas com deficiência do concelho de Aljustrel.

Transcreve-mos um pequeno excerto de um texto publicado por um dos responsáveis da associação, que diz muito, da esperança, motivação e dedicação para com causas tão nobres como é o de ajudar o próximo: " Temos um espaço onde é possível levar por diante o objetivo de participar ativamente na luta pela dignidade e inclusão das pessoas com deficiência do nosso concelho. Conseguimos vencer a primeira etapa! Porém, muitas outras se seguirão, como desafio à nossa capacidade e à solidariedade das autarquias, instituições, empresas e comunidade aljustrelense. Com a ajuda de todos, VAMOS VENCER! OBRIGADO!..."

A todos, os que de uma forma ou de outra, contribuíram para que este sonho se realizasse e estão empenhados em trabalhar de forma ativa em prol do próximo, a União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, deseja-vos os maiores sucessos.


 


Apoios Sociais

Para a Junta de Freguesia de Aljustrel a acção social e o apoio aos mais desfavorecidos é uma prioridade, para além das nossas medidas concretas integradas no serviço “Vamos até si” nomeadamente o programa Aljustrel Solidária entre outras, o Município tem também diversos benefícios à disposição dos cidadãos, dos quais destacamos o Cartão Social, as Bolsas de Estudo, o Apoio Habitacional.

Cartão Social – O Cartão Social do utente é um cartão que confere aos respectivos titulares vários benefícios como o de melhorar as condições de vida da população mais carenciada do Concelho de Aljustrel e minimizar o isolamento, a exclusão social e promover a qualidade de vida.

 


Bolsas de Estudo - A Câmara Municipal de Aljustrel decidiu aumentar substancialmente o número de estudantes abrangidos por este subsídio camarário, como medida de apoio às famílias mais desfavorecidas. Até então recebiam bolsa duas dezenas de jovens, a partir de agora o número de alunos abrangidos passará a ser perto do dobro.
Para além do aumento do número de abrangidos, para minimizar esta injustiça social, a autarquia decidiu alterar algumas regras na atribuição das bolsas. Assim, o rendimento mínimo per capita sobe de cem para duzentos euros.
Neste ano lectivo de 2009/10 irão receber bolsa 34 estudantes do Ensino Superior, com mensalidades que variam entre os 60 e os 85 euros mensais

Apoio Habitacional - O Apoio Social para Melhorias Habitacionais no Concelho de Aljustrel visa a realização de melhorias habitacionais de conservação, beneficiação e /ou adaptação, a aquisição de equipamento doméstico básico, bem como as adaptações necessárias a habitações de pessoas com deficiência para habitações próprias, ou cedidas, dirigido a agregados familiares desfavorecidos residentes no concelho de Aljustrel.

REGULAMENTO HABITAÇÕES E DEMOLIÇÕES

Actualizado em (Quarta, 29 Setembro 2010 16:09)

 

             

            REGULAMENTO

                FOLHETO

 

O serviço “Vamos até Si”, foi regulamentado e aprovado em Assembleia de Freguesia desde o dia 26 de Abril de 2010. Adquiriu-se uma viatura para o efeito e requisitou-se uma Técnica de Serviço Social, ao IEFP no Programa CEI+, para implementar e colocar no terreno este serviço. 

O “Vamos até Si” é um serviço de proximidade que funciona através de visitas, planeadas e regulares a Rio de Moinhos, aos bairros mineiros, Corte Vicente Anes, ao Carregueiro ou às zonas periféricas de Aljustrel sempre que necessário, com base nas necessidades e problemas detectados após o respectivo levantamento, ou através da Linha Verde onde serão atendidos todos os problemas e dificuldades que o munícipe apresente, encaminhando a Junta para o Serviço competente ou resolvendo conforme seja ou não da sua competência.

Este serviço divide-se em 3 vertentes:

A secretaria “Vamos até Si”, que tem como objectivo o apoio e a resolução de problemas relacionados com documentação e burocracias, junto do munícipe, nomeadamente a emissão de atestados e requerimentos para outras entidades. 

Aljustrel Solidário - Esta acção incide sobre a ajuda mais direccionada aos idosos, desempregados e aos mais desfavorecidos, no seu domicilio ou na sua zona habitacional.

Aljustrel Limpa e Responsável pelo Ambiente, para além de outras acções previstas neste âmbito, permite a todos os munícipes reportar as mais diversas situações relativas a espaços públicos, jardins, limpezas, entupimentos, viaturas abandonadas, casas degradadas, etc.


A 2.ª apresentação pública foi no Bairro de São João no feriado de 1 de Dezembro, aproveitando-se a ocasião para lançar também o Regulamento para Apoio e Incentivos a Melhorias Básicas em Habitações e a Demolição de Barracões. Estas 2 iniciativas vêm no seguimento de uma politica de proximidade, visando unica e exclusivamente e melhoria da condição de vida das populações principalmente do sector mais carenciado. 

A 1.ª apresentação pública foi na Corte Vicente Anes no dia 9 de Junho, efectuando-se as restantes apresentações nos Bairros Mineiros e no Carregueiro até final do mesmo mês. Em Aljustrel a apresentação é feita no terreno junto dos problemas e dos munícipes de forma a recolher opiniões e a solucioná-lo com a maior rapidez possível.

Actualizado em (Quinta, 18 Setembro 2014 11:36)

 
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1006
mod_vvisit_counterOntem2545
mod_vvisit_counterEsta Semana10945
mod_vvisit_counterEste Mês18860

Hoje: Nov 25, 2017
Temos 126 visitantes em linha