No Mês passado Outubro 2017 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 39 1
week 40 2 3 4 5 6 7 8
week 41 9 10 11 12 13 14 15
week 42 16 17 18 19 20 21 22
week 43 23 24 25 26 27 28 29
week 44 30 31
Newsletter


A Semana Santa é um tempo da liturgia da Igreja Católica onde se celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se no Domingo de Ramos, onde se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na Quarta-feira, já em vésperas de Quinta-feira, celebra-se a Missa Crismal com a bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Presbitério Diocesano com o Bispo, Quinta a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, onde se faz memória da Ultima Ceia e a Instituição do Sacerdócio, na Sexta-feira, celebração a paixão e Morte do Senhor, onde se adora a Santa Cruz, símbolo do martírio do Senhor, Sábado a Igreja continua unida à soledade de Nossa Senhora esperando a Ressurreição do Senhor, celebrando a Vigília Pascal à noite, e a semana termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa, onde se celebra festivamente a Eucaristia, no dia mais importante da Fé Cristã.

 


Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 3 e 6 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Missa, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel. A Procissão tem o seguinte percurso: a Imagem de Nossa Senhora das Dores sai Igreja da Misericórdia, Praça 13 de Janeiro, Rua Dr. Manuel Joaquim Branco, Largo 9 de Abril onde se vai encontrar com a Imagem de São Salvador que sai da Igreja Matriz, Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, de onde prosseguem as duas imagens pela Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Av. 1º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Av. da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Igreja da Misericórdia.

Esta é uma iniciativa organizada pela Paróquia do SS.MO Salvador e conta com o apoio da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

 


Mensagem do Pároco na Visita da Imagem Peregrina de N.ª S.ª de Fátima a Aljustrel

«« Percurso »»

O dia 3 de Dezembro de 2015, vai ser um dia muito especial para as paróquias do concelho de Aljustrel, para todo o concelho, pois vai receber a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que anda a percorrer todo Portugal, desde o dia 13 de Maio de 2015 a 13 de Maio de 2016. Esta visita da Imagem está inserida no programa do Centenário das Aparições, que decorrerá em 2017. Aljustrel também será abençoada pela vinda da Imagem de Nossa Senhora, cujo programa convido a ver. O concelho de Aljustrel, passados 68 anos desde a última visita de Nossa Senhora de Fátima, em Novembro de 1947, volta a receber tão importante e digna visita da Mãe de Jesus. Maria, na Palavra dos nossos Bispos “É no Evangelho a aurora dos novos tempos, através da qual nos chega o Salvador do mundo”. É pois um momento de Graça para todos nós, paróquias, sociedade civil, para este Concelho, que, com o seu trabalho árduo, de gente mineira, de gente ativa e empreendedora, fazem deste concelho, um concelho vivo e com vida, onde os valores cristãos parecem começar a estar mais enraizados. Acreditamos, em comunhão com o sentir dos nossos Bispos, que esta visita, tão desejada pela diocese e suas paróquias, “contribuirá também para reavivar a devoção do Povo Alentejano à Mãe do Céu e por Ela ao seu Filho, Jesus Cristo”.
Convido todos, enquanto Pároco, a recebermos em festa e alegria, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, e a participarmos nas várias celebrações em Sua honra, a quem iremos pedir a Sua proteção para todas as famílias do concelho, suas Paróquias, os mais jovens, os idosos, as Instituições da sociedade civil, para que, todos juntos, possamos continuar com o nosso trabalho e o nosso acreditar, a trabalhar em favor de uma sociedade Aljustrelense mais justa, mais amiga, mais fraterna, mais solidária, mais de Deus e de Maria.

Pe. Paulo do Carmo, Pároco de Aljustrel e S. João de Negrilhos

 


Aljustrel, volta a acolher mais um ano a tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora do Castelo. Vão ser cinco dias de muita animação. A Festa inicia no dia 4 de Setembro, com a inauguração solene seguindo-se a abertura da Exposição “Nossa Senhora do Castelo, na devoção religiosa”, com mostra de paramentos, vestidos de Nossa Senhora e outras ofertas feitas ao longo dos anos, e uma Serenata de Fados a Nossa Senhora, com os Fadistas Luís Saturnino, Maria dos Santos e Mafalda Vasques.

Sábado, pela manhã a tradicional Romaria / Cortejo a cavalo com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Castelo, pelas ruas de Aljustrel e à tarde a animação está a cargo dos grupos corais do concelho e de Sandra Elle e à noite o Baile com Ricardo Glória e pela meia-noite um espetáculo de fogo-de-artifício. Domingo, dia solene da Festa, há a missa com entronização de novos confrades na Confraria e a Procissão pelas ruas da vila até à Ermida de Nossa Senhora do Castelo.

Os últimos dias de festa, são dedicados à oração, na segunda, uma vigília de oração Mariana pela Paz no Mundo e na terça-feira, a recitação do Terço e a Eucaristia da Natividade de Nossa Senhora, dia escolhido para o dia de Nossa Senhora do Castelo.

Este evento é uma organização da Confraria de Nossa Senhora do Castelo, com o apoio do Município de Aljustrel e da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos e do comércio local.

 

Sra Dores 2015
Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma,chamado de  Domingo Laetare, este ano entre os dia 12 e 15 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a reflectir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem inicio na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Missa, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão em honra de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, que no seu andor, percorre algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica. A Procissão sai da Igreja Matriz, passando pela Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, Rua de Montes Velhos, Praça da Republica, Avenida da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Avenida 1º de Maio, Avenida 25 de Abril, Rua 31 de Janeiro, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Avenida da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, e termina na Igreja da Misericórdia.

Esta é uma iniciativa organizada pela Paróquia do SS.MO Salvador e conta com o apoio da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

 
Mais artigos...
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje141
mod_vvisit_counterOntem202
mod_vvisit_counterEsta Semana1476
mod_vvisit_counterEste Mês5584

Hoje: Out 19, 2017
Temos 69 visitantes em linha