No Mês passado Outubro 2017 No Mês próximo
week 39 1

VER FOTOS >>

No âmbito de uma cooperação institucional entre a União das Freguesia de Aljustrel e Rio de Moinhos, a APE – Associação de Pessoas Especiais e o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Destacamento de Intervenção da G.N.R. de Beja e Câmara Municipal de Aljustrel, realizou-se no dia 24 de Março, na Horta das Cardosas – Corte Vicente Anes, um conjunto de atividades psicopedagógicas destinadas a alunos(as) com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Aljustrel.

Esta iniciativa foi um exemplo de excelente relacionamento institucional entre a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, Agrupamento de Escolas de Aljustrel, Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, G.N.R., APE - Associação de Pessoas Especiais e Câmara Municipal de Aljustrel.

Não queremos deixar de salientar que é de louvar a gentileza e dedicação com que toda a equipa cinotécnica interagiu com as crianças. Apresentamos então, publicamente, o nosso agradecimento à equipa do Destacamento de Intervenção da G.N.R. de Beja: Sr. Comandante - Tenente Luís Maciel, Sr. Guarda principal – António Raposo, Sr. Guarda principal – Pedro Lopes, Sr. Cabo - Rui Ramos, Sr. Cabo – Renato Sapata, bem como ao Zorba, Guida, Musty e Minie e a todos(as) os(as) colaboradores(as) das entidades envolvidas.

Durante todo o dia, proporcionamos a este grupo de crianças uma visita à Horta das Cardosas, interação com os animais, confeção de pão, asinomediação e uma demonstração de meios cinotécnicos do Destacamento de Intervenção da G.N.R. de Beja. Todas estas atividades foram realizadas no sentido de promover o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, contribuir para amenizar algumas dificuldades que estas crianças experienciam ao nível do relacionamento social, da afetividade, da aprendizagem, entre outras, bem como a partilha de saberes entre diferentes gerações e o contato com a natureza.
Primeiro entraram em ação os cães. Debaixo do olhar atento de miúdos e graúdos, Zorba, Minie, Guida e Musti realizaram uma série de exercícios, sob coordenação dos seus tratadores, que consistiram na deteção de droga e explosivos em volumes e locais e demonstração de obediência.
As crianças também colaboraram na demonstração para deteção de droga, previamente colocada pelos militares da G.N.R., no vestuário dos voluntários.
Antes e durante a demonstração, cada tratador foi explicando aos alunos(as) a importância do trabalho destes binómios (homem/cão). Foi dado a conhecer como são treinados os cães, quão importante é a relação que cada um tem com o seu treinador, que tarefas desempenham e como estas são importantes para o trabalho da G.N.R.
No final, todos puderam interagir com os cães.
Durante toda a demonstração dos exercícios, todos estiveram muito atentos e interessados, participando com entusiasmo e muita alegria.
Foi uma manhã repleta de emoção, em que todos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o trabalho desenvolvido por esta equipa da G.N.R.
No período da tarde, foi feita uma visita a todos os espaços da horta, algumas atividades/jogos lúdico pedagógicos e interação com os animais da quinta.
Na asinomediação, todas as crianças estabeleceram uma relação de grande proximidade com os burros e lhes permitiu descobrir e experimentar momentos gratificantes de relaxamento, conhecimento e interação com os animais e o meio envolvente.
Conscientes dos benefícios físicos, psicológicos, pedagógicos e sociais da interação, especialmente de crianças com necessidades especiais, com animais, consideramos que este conjunto de atividades promoveu a estimulação da linguagem expressiva, da organização dos processos de comunicação, concentração, responsabilidade, motivação e participação em tarefas com interesse pedagógico.

Hoje: Out 19, 2017