Autenticação
No Mês passado Novembro 2017 No Mês próximo
2a 3a 4a 5a 6a S D
week 44 1 2 3 4 5
week 45 6 7 8 9 10 11 12
week 46 13 14 15 16 17 18 19
week 47 20 21 22 23 24 25 26
week 48 27 28 29 30
Newsletter

2016-04-09 cartaz 25 abril
Em 1974, a mudança de regime fez com que o povo português enche-se as ruas para gritar Liberdade. No ano em que se comemoram os 42 anos sobre a Revolução dos Cravos, esta data continua a comemorar-se de forma entusiasta e efusiva em Aljustrel, com a população a participar nas diversas atividades culturais, recreativas e desportivas promovidas em todas as freguesias em geral, e, em todas as localidades da área da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos. Tentámos criar um programa diversificado e abrangente, no sentido de poder ir de encontro aos interesses do maior número de fregueses possível. Vamos sair à rua e vamos comemorar Abril.

Viva o 25 de abril

 


A União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, lançou no início deste mês de março o seu Boletim Informativo N.º 2. Com este documento pretendemos divulgar juntos dos nossos munícipes a atividade que desenvolvemos neste último ano, alguns dos problemas que nos afligem e as diversas aspirações que temos para um futuro próximo. Continuamos, como sempre estivemos, à disposição de todos e a trabalhar afincadamente para que possamos contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de vida das nossas populações.

          «« BOLETIM N.º 2 »»

 


A Semana Santa é um tempo da liturgia da Igreja Católica onde se celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Inicia-se no Domingo de Ramos, onde se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na Quarta-feira, já em vésperas de Quinta-feira, celebra-se a Missa Crismal com a bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Presbitério Diocesano com o Bispo, Quinta a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, onde se faz memória da Ultima Ceia e a Instituição do Sacerdócio, na Sexta-feira, celebração a paixão e Morte do Senhor, onde se adora a Santa Cruz, símbolo do martírio do Senhor, Sábado a Igreja continua unida à soledade de Nossa Senhora esperando a Ressurreição do Senhor, celebrando a Vigília Pascal à noite, e a semana termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa, onde se celebra festivamente a Eucaristia, no dia mais importante da Fé Cristã.

 


«« FOTOS »»

Realizou-se no passado sábado, 27 de fevereiro na sede da Junta de Freguesia em Rio de Moinhos, a reunião preparatória do XII Encontro Nacional dos Rio de Moinhos que este ano terá lugar na nossa localidade. A referida reunião contou com a participação de vários membros das 6 freguesias dos Rio de Moinhos de Portugal: de Aljustrel, Satão, Borba, Arcos de Valdevez, Penafiel e Abrantes, e para além de se ter definido a data, que será a 2 e 3 de Julho, foi também discutido e elaborado o programa provisório das atividades a realizar com os vários participantes das várias freguesias participantes. Será um programa rico em atividades culturais e desportivas que com toda a certeza será do agrado de todos para além de proporcionar um convívio salutar entre todos intervenientes. Após a reunião procedemos a uma pequena visita pela localidade, seguindo-se um almoço convívio. Em breve iremos dar mais novidades sobre o programa e as várias atividades a realizar neste fim de semana, esperando que este programa vá de encontro às pretensões dos intervenientes e participantes, procurando proporcionar um riquíssimo intercâmbio cultural.

 


Realiza-se anualmente no IV Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, este ano entre os dias 3 e 6 de Março. Este é um tempo de recolhimento espiritual, onde os cristãos são chamados a refletir, a prepararem-se para o grande acontecimento que se aproxima, a Páscoa de Jesus. Esta festa tem início na quinta-feira e prolonga-se até Domingo. Ao longo de três dias, os cristãos são convidados a unir-se à dor de Maria, num Tríduo preparatório com pregação, Missa, Adoração Eucarística e Recitação do Terço, culminando no Domingo, com a Eucaristia e a majestosa Procissão do Encontro de Maria Santíssima, Nossa Senhora das Dores, com o seu Divino Filho, São Salvador (Padroeiro de Aljustrel), que nos seus andores, percorrem algumas das artérias da vila de Aljustrel, ao som das vozes do povo e dos acordes da Banda Filarmónica de Aljustrel. A Procissão tem o seguinte percurso: a Imagem de Nossa Senhora das Dores sai Igreja da Misericórdia, Praça 13 de Janeiro, Rua Dr. Manuel Joaquim Branco, Largo 9 de Abril onde se vai encontrar com a Imagem de São Salvador que sai da Igreja Matriz, Rua S. João de Deus, Largo 9 de Abril, de onde prosseguem as duas imagens pela Rua de Montes Velhos, Av. da Liberdade, Rua General Humberto Delgado, Av. 1º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua Luís de Camões, Largo Miguel Bombarda, Rua 5 de Outubro, Av. da Liberdade, Rua Gago Coutinho, Praça 13 de Janeiro, Igreja da Misericórdia.

Esta é uma iniciativa organizada pela Paróquia do SS.MO Salvador e conta com o apoio da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos.

 
Contador Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1033
mod_vvisit_counterOntem2545
mod_vvisit_counterEsta Semana10972
mod_vvisit_counterEste Mês18887

Hoje: Nov 25, 2017
Temos 143 visitantes em linha